A nossa preocupação, em relação às questões que envolvem o ensino da língua, recai, entre outras, sobre o tratamento didático-metodológico dispensado ao trabalho com o gênero e, atrelado a este, ao ensino da gramática, tanto pelo professor como pelo livro didático. Tendo em vista às intervenções teóricas contemporâneas em relação à concepção (sócio)interacionista da linguagem, os professores, um tanto quanto desorientados em relação aos procedimentos didáticos que “devem”, então, adotar, têm se apegado ao Livro Didático (LD) até como referência organizadora do currículo escolar, selecionando conteúdos, determinando sua progressão e até definindo estratégias e metodologias de ensino. Diante disso, se considerarmos o espaço da sala de aula como o lugar onde se deve promover a linguagem por meio da interação entre seus sujeitos, e a atividade do professor como mediadora nesse processo, a nossa preocupação com o uso livro didático faz-se necessária, assim como com a concepção de linguagem que permeia esse ensino, determinando o encaminhamento das atividades lingüísticas. Afinal, que tratamento os LDs estão dando ao gênero? E a gramática, como está sendo enfocada? Preocupados, portanto, com essa realidade, nos propomos a analisar dois livros didáticos aprovados pelos MEC e, consequentemente, inseridos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2007), a fim de verificar o trabalho proposto com os gêneros e com a gramática. Partindo dessa realidade, apresentamos uma proposta de trabalho, organizada em forma de Seqüência Didática, que tem como pretensão apresentar um encaminhamento didático-metodológico de trabalho, tendo o gênero como seu objeto de ensino.
Palavras-chave: gêneros; texto; livro didático.

Fonte: ABRAHÃO, Maria Helena Vieira; GIL, Gloria; RAUBER, Andréia Schurt (Orgs.). Anais do I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas. Florianópolis, UFSC, 2007.
http://www.cce.ufsc.br/~clafpl/29_Terezinha_Costa_Hubes.pdf


* Gênero textual, Texto e Gramática sob qual enfoque no livro didático. - Terezinha da Conceição Costa-Hübes (Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE / Cascavel)

0 comentários:

Postar um comentário